Notícias

13 Set 2023

Setembro Amarelo | A importância da saúde mental na terceira idade

Com a chegada do mês de setembro, se inicia também com ainda mais intensidade as campanhas de prevenção ao suicídio e ao incentivo para os cuidados com a saúde mental. Essa é uma discussão que também precisa ser levada adiante para o público da terceira idade, uma vez que, de acordo com a OMS, na maioria dos países, o índice de suicídio é mais elevado entre os idosos com mais de 70 anos.

Alguns fatores para esses dados tão alarmantes se dão por limitações e incapacidades físicas, dependência e falta de autonomia, sensação de abandono por parte dos familiares, sentimento de solidão, tédio e falta de perspectivas para o futuro, dores crônicas, além do luto por seus cônjuges, familiares e amigos.

A depressão está entre os principais fatores do suicídio e ela pode atingir o idoso de algumas formas: a primeira é o caso da pessoa que desenvolveu um quadro depressivo em um momento anterior da vida, e entra na terceira idade apresentando os sintomas da doença. Outra forma é quando a depressão é desencadeada pelos próprios desafios enfrentados no processo de envelhecimento. 

Alguns sinais que podem revelar o sofrimento dos idosos com esse transtorno são sintomas como tristeza profunda, falta de vontade para realizar tarefas ou atividades que eles gostam e o desejo de ficar isolado. Outros ainda apresentam dificuldades para dormir, se alimentar ou se concentrar.

O acolhimento e a escuta são duas ferramentas fundamentais para a preservação da saúde mental, não só da melhor idade, mas para todo mundo. Se necessário, peça orientação e ajuda para um profissional. A saúde é o nosso bem mais precioso e cuidar bem dela é o maior sinal de amor. 


Nenhum comentário

Faça um comentário