Notícias

05 Mar 2025

Hábitos que protegem o cérebro contra o alzheimer

O Alzheimer é a principal causa de demência entre pessoas idosas, uma condição que afeta significativamente a capacidade cognitiva e motora com a degeneração de células cerebrais. Esses sintomas tendem a progredir ao longo do tempo e levar o paciente a perda de diversas capacidades, atingindo principalmente a sua autonomia de vida.

Por ser uma doença crônica, não existe somente uma causa relacionada ao seu surgimento, porém acredita-se que traços genéticos sejam os principais responsáveis por determinar o desenvolvimento do Alzheimer ao longo da vida. Essa característica é um agravante que implica principalmente em pessoas com histórico familiar da doença, sendo essencial a adoção de uma vida mais saudável o mais precocemente possível, com o intuito de retardar os sintomas ou evitar a doença.

Um dos principais hábitos de vida que contribuem para isso é a realização de atividades de estímulo cognitivo. Realizar quebra-cabeças, jogos de memória ou cálculo, leitura e escrita, são alguns exemplos de opções que exercitam o cérebro e prevenir a evolução da doença para quadros graves.

Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos regulares também são importantes para a manutenção de uma boa qualidade de vida. Isso permite com que todas as necessidades do corpo sejam supridas e reduz as chances da doença trazer sequelas graves.


Nenhum comentário

Faça um comentário