Notícias

27 Dez 2023

Entenda como funciona nossa terapia musical com idosos

Existe um consenso comum entre as pessoas referente a música que é o fato de que ela tem o grande poder de conduzir facilmente o nosso emocional. O que muitos não sabem e talvez até se surpreendam, é que existe uma explicação científica para isso. A música de fato traz benefícios para o cérebro e por isso, ela pode ser utilizada como forma de terapia.

Diversos estudos já comprovaram que a musicoterapia pode fazer com que os idosos tenham alterações bastante positivas na saúde, melhorando o humor, estimulando o cérebro e aumentando a autoestima. 

Para que esses efeitos sejam de fato sentidos, os idosos são estimulados a ouvir, cantar e até criar músicas. Dessa forma, a musicoterapia é uma prática muito interessante para ser aplicada em instituições de longa permanência para idosos. Porém, para que ela tenha resultados positivos, é essencial que seja aplicada por profissionais especializados e que tenham sensibilidade. 

Mas e como ela funciona?

A terapia musical tem como um dos principais nomes, o de Florence Nightingale, uma importante enfermeira inglesa que estudou os benefícios da música. Durante o cotidiano da sua prática na Guerra da Crimeia, ela descobriu que era possível tratar até os pacientes em estado grave com o apoio da música.

Com o passar dos anos, essa técnica foi sendo comprovada ao passo em que era descoberta a sua atuação diretamente no funcionamento das células humanas, fazendo com que as que já estavam quase sem atividade se recuperem de forma significativa.

Além disso, a terapia musical também trabalha com estímulos verbais, o que é fundamental para melhorar as funções cerebrais e prevenir doenças degenerativas. A música possibilita que os idosos acessem memórias de sua juventude e, com isso, fomenta a alegria, o equilíbrio emocional e a felicidade.

E seus benefícios?

Podemos citar vários, principalmente para a terceira idade. Dentre os principais, a musicoterapia:

  • Estimula a fala e trata os problemas de oratória e dicção;
  • Aumenta a capacidade cognitiva e a criatividade;
  • Aumenta a força e tonifica a musculatura;
  • Diminui sintomas de depressão e reduz os níveis de estresse;
  • Auxilia idosos com dificuldade de locomoção fornecendo ritmos marcados. 

Essa é mais uma das atividades que nós promovemos em nosso residencial, visando trazer mais conforto e qualidade de vida para os nossos hóspedes. Aqui, o cuidado e o afeto com aqueles que você mais ama é a nossa maior prioridade. Entre em contato e conheça todos os nossos serviços.


Nenhum comentário

Faça um comentário