Notícias

17 Jan 2024

Como lidar com a ansiedade na terceira idade

A ansiedade é um problema emocional que pode afetar pessoas em todas as fases da vida, e na terceira idade, ela pode se tornar uma preocupação adicional. 

Por isso, hoje vamos explorar alguns dos melhores métodos para promover um menor impacto dessa condição, e assim auxiliar no aumento do bem-estar emocional.

Técnicas de Relaxamento

A prática regular de técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, pode ser uma ferramenta valiosa no combate à ansiedade. Através de atividades que proporcionam momentos de serenidade, é possível estimular o cultivo de uma sensação de mais calma e tranquilidade.

Atividades Terapêuticas

Incorporar atividades terapêuticas, como a arteterapia e a musicoterapia, acabam por oferecer uma abordagem holística na gestão da ansiedade. Estas práticas proporcionam uma expressão criativa e uma maneira positiva de canalizar emoções.

Acompanhamento Profissional

A ansiedade na terceira idade pode ser complexa, por muitas vezes estar relacionada a mudanças na saúde física, perdas ou ajustes na vida cotidiana. Por isso, contar com o auxílio de uma equipe profissional de apoio psicológico também deve ser uma abordagem a ser considerada.

Ambiente Calmo e Acolhedor

Criar um ambiente tranquilo é fundamental. Seja em casa ou em uma instituição como um residencial, é importante que haja espaços que promovam segurança, conforto e acolhimento para os idosos.

Lidar com questões como a ansiedade não precisa ser um grande desafio. Muito do cuidado parte da empatia e do carinho. Com técnicas como as citadas acima, além do estímulo de uma convivência regada de amor, maiores são as chances de um melhor controle emocional não só para os idosos, mas para todos que fazem parte do processo.


Nenhum comentário

Faça um comentário