Notícias

Os benefícios trazidos pela interação social aos idosos
O processo do envelhecimento está muito relacionado ao surgimento de problemas físicos ou locomotores que causam um grande transtorno na vida de pessoas idosas. Porém, um quadro que ainda não é muito explorado e debatido pela sociedade é o isolamento social.
Isso mesmo, o isolamento é um problema recorrente nessa fase. Esse fenômeno comportamental geralmente ocorre por múltiplos fatores, mas as condições de saúde estão entre as causas mais recorrentes.
Para contornar essa situação, é essencial que a interação social seja cada vez mais estimulada entre as pessoas mais velhas. Confira alguns dos benefícios:
Previne transtornos emocionais e mentais
Caso esse quadro se estenda por um longo período, o idoso ficará mais suscetível a desenvolver doenças como a ansiedade e a depressão. Para evitar, a pessoa pode ser incentivada a participar de grupos de lazer ou hobby em que esteja propenso a desenvolver vínculos sociais.
Previne doenças neurodegenerativas
A falta de estímulo cerebral promovido pela interação social e atividades diárias podem ser um grande fator de risco para o desenvolvimento de problemas neurodegenerativos como o Alzheimer e o Parkinson.
Melhora da qualidade de vida
Estar em constante interação social e contar com uma rede de apoio traz à pessoa idosa um importante incremento na sua qualidade de vida. Dessa forma, é mais fácil se afastar de problemas psicológicos que possam vir a surgir com o isolamento.
Com um residencial de longa permanência para idosos, um dos principais pilares do seu trabalho é promover uma vida social saudável e ativa entre os seus hóspedes. Conte com o Residencial Santa Ana para uma vida saudável na terceira idade.