Notícias

3 Cuidados para adotar com idosos com Alzheimer
O Alzheimer é uma condição muito presente entre os mais velhos, onde costuma surgir e se desenvolver de forma gradual, comprometendo capacidades cognitivas e motoras. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 1,2 milhões de pessoas convivem com essa doença no Brasil.
Diante da gravidade do problema, é extremamente importante que a população em geral tenha ciência das necessidades que um idoso com Alzheimer necessita. Devido às complicações da doença, a autonomia desse grupo é seriamente afetada e atividades que antes eram realizadas com facilidade se tornam difíceis ou incapazes de serem realizadas.
Contudo, algumas medidas podem ser tomadas para garantir a qualidade de vida daqueles que convivem com a condição.
Conheça mais sobre elas:
Mantenha uma rotina consistente
Com a perda de memória, é normal que mudanças bruscas na rotina resultem em quadros de ansiedade e confusão no idoso com Alzheimer. Para contornar isso, é recomendado que transições sejam feitas de forma gradual, evitando estresse emocional.
Elimine riscos potenciais no ambiente
Pessoas com essa condição estão mais propensas a acidentes, por isso o ideal é garantir a acessibilidade e remover obstáculos que possam levar a incidentes.
Auxilie na socialização
Por fim, uma atividade que pode ajudar na melhora do quadro e bem-estar do idoso é a socialização. Com ela o cérebro é estimulado, beneficiando a cognição e o estado emocional.
Aqui no Residencial Santa Ana o seu ente querido aproveita de uma estadia com total supervisão para sua saúde. Agende uma visita e conheça mais dos nossos serviços.